quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Atividade 9 ano

 Copie no Caderno o texto a seguir:


Leia este texto e, seguida, responda às questões propostas sobre ele:

O que é Riqueza e Pobreza
    Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
    Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
    Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
    “- Como foi a viagem?”                          
    “- Muito boa, Papai!”
    “- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
    “- Sim.” Respondeu o menino.
    “- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.
    O filho respondeu:
    “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
    O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
    “- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

 ATIVIDADES
1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:






2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos:

Eles têm:



 3) Releia esta passagem:
“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:     
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:



4) Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:


5) Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:
“- Muito boa, Papai!”
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.


6) Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:
a) “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.
b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.
c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.
d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”.






 **********************************************************
********************* 1ª PARTE*****************************
9 ANO
BASEANDO NO TEXTO1  PÁG 219-220

RESPONDA NO CADERNO TOMANDO COMO BASE O LIVRO E TAMBÉM PESQUISA NA INTERNET

01- O QUE É VOLUNTARIADO?


LEITURA  TEXTO 2 - PAGINA 221

HISTÓRIA DE VOLUNTÁRIOS"

EXERCÍCIOS  1, 2 , 4 , 6 - PAG. 221-222


Bom Trabalho




Nenhum comentário: