quarta-feira, 22 de abril de 2009

PROJETO: GEOGRAFIA DO AMOR

Muitos alunos têm “medo de mapa”, por acharem difícil interpretá-lo, ou seja, não sabem fazer a “leitura” correta do mapa.
Através do texto : “Geografia do Amor”, em anexo, foi desenvolvido um trabalho de iniciação à cartografia de maneira bem lúdica e ainda sem se preocupar com escalas, para que os alunos tomem gosto pelos mapas .
Também foram trabalhados todos os significados do texto, por meio de pesquisa ao dicionário .
Depois de lido, discutido e interpretado o texto, os alunos elaboraram mapas retratando o país chamado:”Amor “, procurando colocar no mapa o maior número possível de itens que o texto menciona sobre este país imaginário. Lembrando que este mapa foi confeccionado pelos alunos de forma livre, sem seguir escalas nem convenções cartográficas rígidas .
O resultado do trabalho foi tão satisfatório que fizemos uma exposição no pátio da escola com os melhores trabalhos e resolvemos colocar alguns no blog da nossa escola para que outras pessoas possam apreciá-lo.

Profª Geila Aparecida de Freitas Silva
Supervisorsa: Poliana Pfeifer Pimentel

Texto: Geografia do Amor

Amor é um país, vasto e rico, com população sem fim.
É considerado o maior produtor de carinho, milhares de pessoas se instalam em seus meigos estados .
Este país limita-se ao norte com a República da Ilusão, que tem como capital a Ingenuidade. A leste com o Oceano das Lágrimas formando o Mar das Amarguras . A oeste fica a Serra dos Ciúmes onde nasce a Cordilheira do do Egoísmo. Ao sul fica a Mentira , cuja capital é o Engano .
O Amor tem clima tropical mesmo no inverno, apesar de ser banhado por muitos rios de simpatia; rios que nascem no Lago Encantado, perto da Serra da Saudade.
O maior rio é a Franqueza que tem duas imensas cachoeiras: Sinceridade e Confiança; sua nascente está no Planalto Paraíso . Os afluentes são vários : Amizade, Paquera, Ternura, que após passar pela Cascata da Fofoca, desemboca no Mar do Casamento, que entre outros tem o Porto do Respeito .
A maior estrada é a Felicidade e por ela passa toda a riqueza produzida em: Inteligência, Compreensão , Emoção e Igualdade.
A cidade mais famosa é a Beleza . O amor , país mais harmonioso do mundo se encontra no Planeta Coração.