terça-feira, 4 de outubro de 2016

Atividade de português



ESCOLA MUNICIPAL PROFª JOSIANY FRANÇA                                DATA:_____/_____/_____
PROF:AUXILIADORA /GERSON               TURMA: 9 ANO
NOME:________________________________________________________________________

Leia:
Vivemos em um ritmo acelerado, correndo contra o tempo. Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as pessoas, estimular a criatividade e cumprir com a agenda, pode ser, justamente, desacelerar. Isso mesmo! Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.
Para Domenico de Masi, autor do livro O Ócio Criativo, desperdiçar o tempo, fazendo absolutamente nada, pode ser positivo. Embasado por descobertas da neurociência e observações sobre o mundo da arte, ele afirma que o cérebro, quando não ocupado com tarefas específicas, continua trabalhando em uma espécie de “piloto automático”, necessário para processar as emoções e informações que recebemos. Por isso, ficar à toa é tão importante. Com o ócio, ganhamos inspiração, autoconhecimento, criatividade e fôlego para continuar. Então, sempre que você se sentir esgotado, com a atenção dispersa, tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar. [...]


Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) divulgar o livro “O ócio criativo”.
b) destacar a importância da neurociência.
c) apresentar atividades de lazer.
d) informar sobre a necessidade do descanso.

Questão 2 – “Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.”. O item abaixo que mostra o acento indicativo de crase pela mesma razão o que justifica no trecho grifado é:
a) Ficaram à espera dos momentos de lazer.
b) Precisava de momentos relaxantes, pois a sua vida se encontrava às avessas.
c) Segundo pesquisas, o ócio proporciona diferentes benefícios à vida.
d) Às vezes, busco descansar a minha mente.

Questão 3 – “[...] tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar.”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:
a) ordem
b) pedido
c) recomendação
d) desejo  

Questão 4 – “Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as [...]”. A função dos dois-pontos nesse trecho é:
a) introduzir uma explanação
b) indicar uma enumeração
c) inserir uma exemplificação
d) incluir uma citação 

 *******************2ªSUGESTÃO*********************
Sugestão para interpretação:

Álvares de Azevedo – Poemas

Álvares de Azevedo – Poemas
Por que mentias?
Por que mentias leviana e bela?
Se minha face pálida sentias
Queimada pela febre, e minha vida
Tu vias desmaiar, por que mentias?
Acordei da ilusão, a sós morrendo
Sinto na mocidade as agonias.
Por tua causa desespero e morro…
Leviana sem dó, por que mentias?
Sabe Deus se te amei! Sabem as noites
Essa dor que alentei, que tu nutrias!
Sabe esse pobre coração que treme
Que a esperança perdeu por que mentias!
Vê minha palidez – a febre lenta
Esse fogo das pálpebras sombrias…
Pousa a mão no meu peito!
Eu morro! Eu morro!
Leviana sem dó, por que mentias?
Álvares de Azevedo )