ESCOLA MUNICIPAL PROFª JOSIANY
FRANÇA DATA:_____/_____/_____
PROF:AUXILIADORA /GERSON TURMA: 9 ANO
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
Vivemos em um ritmo acelerado, correndo contra o tempo. Nós esquecemos
de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as pessoas, estimular a
criatividade e cumprir com a agenda, pode ser, justamente, desacelerar. Isso
mesmo! Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.
Para Domenico de Masi, autor do livro O Ócio Criativo, desperdiçar o tempo, fazendo absolutamente nada,
pode ser positivo. Embasado por descobertas da neurociência e observações sobre
o mundo da arte, ele afirma que o cérebro, quando não ocupado com tarefas
específicas, continua trabalhando em uma espécie de “piloto automático”,
necessário para processar as emoções e informações que recebemos. Por isso,
ficar à toa é tão importante. Com o ócio, ganhamos inspiração,
autoconhecimento, criatividade e fôlego para continuar. Então, sempre que você
se sentir esgotado, com a atenção dispersa, tente parar por uns minutos e deixe
sua mente divagar. [...]
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) divulgar
o livro “O ócio criativo”.
b) destacar
a importância da neurociência.
c)
apresentar atividades de lazer.
d) informar
sobre a necessidade do descanso.
Questão 2 – “Ficar à toa pode
ser mais produtivo do que você pensa.”. O item abaixo que mostra o acento
indicativo de crase pela mesma razão o que justifica no trecho grifado é:
a) Ficaram à
espera dos momentos de lazer.
b) Precisava
de momentos relaxantes, pois a sua vida se encontrava às avessas.
c) Segundo pesquisas,
o ócio proporciona diferentes benefícios à vida.
d) Às vezes,
busco descansar a minha mente.
Questão 3 – “[...] tente parar por uns
minutos e deixe sua mente divagar.”. O tom desse segmento, criado pelo
imperativo, é o de:
a) ordem
b) pedido
c)
recomendação
d) desejo
Questão 4 – “Nós esquecemos de um
detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as [...]”. A função dos
dois-pontos nesse trecho é:
a)
introduzir uma explanação
b) indicar
uma enumeração
c) inserir
uma exemplificação
d) incluir
uma citação
*******************2ªSUGESTÃO*********************
Sugestão para interpretação:
Álvares de Azevedo – Poemas
Álvares de Azevedo – PoemasPor que mentias?
Por que mentias leviana e bela?
Se minha face pálida sentias
Queimada pela febre, e minha vida
Tu vias desmaiar, por que mentias?
Acordei da ilusão, a sós morrendo
Sinto na mocidade as agonias.
Por tua causa desespero e morro…
Leviana sem dó, por que mentias?
Sabe Deus se te amei! Sabem as noites
Essa dor que alentei, que tu nutrias!
Sabe esse pobre coração que treme
Que a esperança perdeu por que mentias!
Vê minha palidez – a febre lenta
Esse fogo das pálpebras sombrias…
Pousa a mão no meu peito!
Eu morro! Eu morro!
Leviana sem dó, por que mentias?
( Álvares de Azevedo )