quarta-feira, 10 de julho de 2013

Projeto Horta Escolar e o Dia do Índio

Dia do Índio e a Horta
         No dia 19 de abril, dia do Índio, fizemos o primeiro preparo das bandejas para plantio das sementes de cenoura e salsa para a nossa horta. Na oportunidade, fizemos menção ao dia do Índio, cujo lema era o de preservar o meio ambiente e retirar do mesmo apenas o necessário à sua subsistência.  Acredita-se que essa prática ainda se mantém e o repasse de tal atitude deve ser preservado para o bem de todos. É uma demonstração de respeito com a natureza e com todos os seres. Adotam-se os bons hábitos como compromisso para manter-se o que esta nos fornece gratuitamente e ampliando-se os mesmos para com todos que se utilizam desta. Preservar o meio ambiente é preservar e sustentar a sua própria vida.
Nesse momento, todos os esclarecimentos também foram feitos em relação ao tipo de solo necessário à semeadura das sementes, a desinfecção das bandejas, orientações sobre o viveiro e como é construído, além de informações sobre a profundidade das covas e outros aspectos importantes.




Aí estão algumas fotos desse momento, resultado do trabalho e dedicação dos participantes do projeto. Após o plantio das mudas, crescimento e manutenção adequados da horta, obtivemos o resultado esperado: alimento saudável com qualidade.
Presentes nessas, os alunos dos 7ºs anos, Edmar que auxilia no trabalho de manutenção e plantio da horta e a prof. coordenadora do projeto Leila.













PROJETO MEIO AMBIENTE - Água, Molécula da Vida

PROJETO MEIO AMBIENTE
Água, Molécula da Vida
A água é um bem natural em risco de tornar-se escasso que necessita de cuidados e adequação em sua utilização. A princípio acreditava-se que era um recurso infinito e renovável, uma vez que existe na natureza em abundância.
Atualmente com a má utilização e a crescente procura deste recurso, tornou-se uma preocupação geral pela menor disponibilidade em seu modo potável em nosso planeta. Nesse século vivemos uma “crise de água” segundo o relatório elaborado por 23 agências das Nações Unidas, que tende a agravar-se caso não sejam tomadas medidas rápidas em relação à gestão, poluição e alterações climáticas.
Sendo a água de grande valor econômico, ambiental, social e fundamental a manutenção dos ecossistemas e da vida, vimos por bem desenvolver esse projeto que tem como fundamento a Água, molécula da vida.
Os objetivos desse é o de promover o conhecimento a respeito da água, evidenciar a importância desta para a vida e sua manutenção adequada na promoção da saúde, desenvolver posturas adequadas para sua utilização no dia a dia.
Esse projeto teve seu início efetivo no mês de maio do ano corrente, sendo desenvolvido de forma interdisciplinar. A este foram agregados o Laboratório de Ciências que vincula-se também aos projetos BR 050, Horta Escolar, Ciência Viva e SNCT 2013, adicionados às áreas de Geografia, Português, Ciências e informática.
Durante a apresentação dos conteúdos nas áreas citadas, o meio ambiente e a água, estão inseridos como programáticos. Assim, ampliou-se o mesmo de forma que obtivéssemos momentos específicos para sensibilização e desenvolvimento de diversas atividades relacionadas a esses temas, que são de grande importância para a valorização da Natureza e da Vida.
Inicialmente aplicou-se um questionário aos alunos e funcionários como forma de sensibilização. Posteriormente foram tabulados os dados e a partir desses, elaborados gráficos de resultados.
Os alunos elaboraram também uma cartilha que será distribuída e apresentada no final do semestre.

Alunos, funcionários e professores foram os participantes diretos na aplicação de todas as atividades como elaboração de jogos e questionário. Adriana Alecrim, Leila C. Pelizer, Saulo Gomes Filho. em Ciências e labor. de Ciências, processamento de papéis reciclados e materiais a partir desses (Iêda V. Boaventura – Português e literatura), confecção de brinquedos e outros materiais a partir de diversos descartáveis (Mariana Paschoaline - Geografia), elaboração da cartilha e gráficos (Geila Ap. Freitas e Gerson Cuença – Geografia e lab. De Informática). O projeto teve sua culminância com apresentação e exposição dos materiais preparados pelos alunos e respectivos professores , incluindo-se a cartilha com quadros desenhados a partir da sensibilização anterior com os mesmos. Essa será postada no blog da escola.
Ms Leila C. Pelizer


              

TESTE DE CIDADANIA
Prof. Ms Leila C. Pelizer
Laborat. De Ciências

Esse teste, foi elaborado por professores do primeiro e segundo graus na Universidade federal de Uberlândia, com o objetivo de sensibilizar e avaliar os cidadãos em relação ao meio ambiente. Nesse ano, o tema principal para a Ciência Viva, pesquisas sugeridas pelo MEC aos pesquisadores, refere-se à água. Para a participação na Ciência Viva, os temas abordados em nossa escola serão sobre a Eutrofização da água e Coleta e utilização da água da chuva.
Com esse enfoque, a questão da cidadania é cada vez mais um espaço crucial na luta política e ideológica, sendo imprescindível para a consolidação de uma efetiva transformação democrática (DALPIN: XIV =- AMPED).
A escola deve  preocupar-se em desenvolver nos estudantes e na comunidade que está a ela relacionada, a capacidade de resolver problemas e tomar decisões relativas às situações sociais e pessoais do dia a dia.
Para isso, é preciso que todos os envolvidos estejam bem informados e conscientes de seus direitos e deveres. Assim, elaboramos esse teste para que você, seus familiares e todos da comunidade escolar, possam refletir sobre sua postura diária frente aos problemas relativos à utilização de água e dos recursos naturais.
Responda sim ou não para cada questão, conte os pontos e avalie se é um cidadão consciente ou se há necessidade de reavaliar melhor sua postura.
QUESTÕES
SIM
NÃO
01 -Você costuma dar descargas prolongadas?


02 -Verifica se há vazamentos ocultos em sua residência?


03 - Você deixa torneiras pingando?


04 - Toma banhos demorados sem se preocupar com o gasto de energia elétrica e água?


05 - Lava seu carro  em casa deixando o bico da mangueira aberto enquanto ensaboa o veículo?


06 - Enquanto lava a louça deixa a torneira aberta?


07 - Costuma lavar calçadas e rua mais de uma vez por semana?


08 - Tira a terra e a sujeira em geral existente no quintal, calçada e garagem com água?


09 - Toma água sem filtrar ou ferver achando que está totalmente purificada?


10 - Escova os dentes com a torneira da pia aberta sem se preocupar com o volume de água gasto?


11 - Toma cuidado para não consumir água excessivamente?


12 - Reutiliza águas servidas?


13 - Utiliza o volume de água adequado à quantidade de roupa a ser lavada no tanque ou na máquina de lavar?


14 - No verão, brinca com esguicho para se refrescar?


15 - Utiliza água da chuva para realizar tarefas domésticas?


16- Utiliza aspersor para regar o gramado ou deixa-o ligado além do necessário?


17 - Deixa a caixa de água aberta?


18 - Elimina focos de dengue em sua residência ou em locais próximos a ela?


19 - Brinca ou deixa crianças pequenas brincando próximo a esgotos ou em riachos poluídos?


20 - Comunica aos órgãos competentes vazamentos de água observados distantes de sua residência?


21 - Permite visitas de funcionários da saúde pública para verificação de focos de dengue e outros problemas em sua casa?


22 - Costuma jogar lixos próximo a nascentes de água e em seu esgoto?


23 - Utiliza produtos de limpeza que não são biodegradáveis?


24 - Acredita que possa fazer alguma coisa para melhorar a situação do país?


25 - Poderia citar uma atitude sua que tenha contribuído para a proteção do meio ambiente?




PARA SEU CONHECIMENTO
MAS O QUE É CIDADANIA????
CIDADANIA  è qualidade ou estado de cidadão:  indivíduo que goza dos direitos civis e políticos de um estado no desempenho de seus deveres para com este.
...É a capacidade de agir na tentativa de melhorar a qualidade de vida, envolvendo aspectos individuais, comunitários e mundiais.
“...É um estado de espírito e uma postura permanente que levam as pessoas a agirem individualmente e em grupo, com o objetivo de defender seus direitos e cumprimento  de seus deveres civis, sociais e profissionais.
Cidadania é para ser praticada todos os dias, em todos os lugares e em diferentes situações com diversas finalidades. “Não se pode confundir cidadania com atos eventuais e isolados de protestos e reivindicações, muitas vezes justas, mas efêmeras.”

É PAPEL DA ESCOLA:
Formar cidadãos:
ü  Conscientes de seus direitos e deveres;
ü  Capazes de opinar a respeito do destino da sociedade e das situações sociais e pessoais do dia a dia;
ü  Prepará-los para que sejam participativos cientificamente e politicamente.
Bibliografia: Rezende, E. Cidadania, o remédio para as doenças culturais brasileiras.  Revista Nova escola N.64. Março 93 – Ed. Abril. 


RESPOSTAS:
ü  Se você acertou 100% das questões (todas) è você é um verdadeiro cidadão. Consciente de seus direitos e deveres, que auxilia a humanidade, que cuida da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, sem  contar que cuida bem de sua saúde, um bem inestimável.
ü  Se você acertou 80% das questões (20 a22) è tem consciência de suas atitudes, mas em alguns momentos comete deslizes. Cuidado para não tornar-se um ser alienado em relação aos problemas que pode afetar a humanidade futuramente. Lembre-se: estes poderão afetar a você e à sua saúde.
ü  EPA!!! Você acertou 60 a 70% (15 a 17) das questões. Ah! Você não está observando as regras de cidadania ou não as conhece. Leia mais,  estude e ouça comentários a respeito da necessidade de se preservar os recursos naturais como exemplo, a água, o solo e outros bens naturais.
ü  HUM!!!!! Você acertou apenas 10 a 50% (2 a 12) das questões??? CUIDADO! Você só tem pensado em você ou nunca ouviu falar nada a respeito de proteção ambiental. Você tem utilizado  os recursos naturais indevidamente esquecendo-se que você mesmo e tosos os seres vivos dependem deles. Está sendo perigoso para o meio ambiente. Conscientize-se, ainda há tempo. Ajude a preservar sua própria vida e a das gerações futuras.
OBS: Esse questionário para ser utilizado deve constar o nome dos autores e suas autorizações