quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Projeto Minecenso na Escola

RELATO DO PROJETO MINICENSO NA ESCOLA DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: GEILA ANO DE ESCOLARIDADE EM 2011: 7º ANO ANO DE ESCOLARIDADE EM 2012: 8º ANO O livro de Geografia adotado pela nossa escola traz um caderno de Projetos e temas especiais em anexo. Um desses projetos do final do livro do 7º ano chama-se Minicenso na escola. Resolvi trabalhá-lo com os alunos das três turmas de 7º ano de 2011, pois achei o tema muito interessante, permitindo que os alunos vivenciem de maneira prática como ocorre um censo de verdade. Montei então um projeto e apresentei à supervisão que o aprovou. O próprio livro oferece um modelo de questionário, o qual fiz algumas adaptações e pedi para que os outros professores o aplicassem nas suas turmas do 6º ao 9º ano e no PAV. Com todos os questionários respondidos, dividi uma quantidade para cada turma e formei grupos de trabalho para que os alunos fizessem a tabulação dos dados. Terminado esse processo, iniciamos a construção dos gráficos de acordo com as perguntas que haviam sido feitas aos alunos no questionário aplicado. Para cada pergunta foi construído um gráfico por ano de escolaridade, sendo que colocamos 9º ano e PAV juntos, perfazendo um total de 11 gráficos para cada ano. Depois os alunos fizeram outros gráficos incluindo todos os anos de escolaridade em um mesmo gráfico separando por perguntas. Como já estávamos próximos ao final do ano, resolvi deixar a análise dos gráficos, a mostra dos trabalhos e a atividade avaliativa para o início de 2012. Então, em fevereiro, montei os paineis com os gráficos feitos por ano de escolaridade e os maiores foram colocados em um porta texto para que toda a comunidade escolar pudesse apreciar. Os alunos que fizeram o trabalho, agora do 8º ano, analisaram os gráficos e fizeram uma produção de texto que foi a atividade final. Profª Geila Aparecida de Freitas Silva Março/2012

Produção de texto de conclusão do Projeto

Produção de texto de conclusão do Projeto Minicenso na Escola A importância dos gráficos Quando começou o minicenso na escola eu não entendi o que deveria ser feito. Mas agora eu entendo para que servem os gráficos. É para nós sabermos a quantidade de pessoas na escola, para isso nós usamos a Matemática para fazer os cálculos. Já com o Português é diferente, usamos para fazer a releitura dos gráficos, o que é chamado de análise. A parte que eu mais gostei foi onde nós tivemos que fazer cada uma das barras, medir os centímetros e depois colorir. Foi uma das coisas que mais me marcou, porque era algo que eu não sabia e aprendi a fazer. Espero que nesse ano possamos fazer trabalhos tão interessantes quanto o que fizemos. Ana Carolina Miguel Silva de Souza Analisando os gráficos Bom, eu achei o projeto muito interessante porque além de aprender Geografia também aprendemos Matemática. Eu achei que houve o envolvimento de todas as matérias e é muito bom, assim podemos saber um pouco mais sobre as pessoas de nossa escola: onde nasceram, com quem moram, como vêm à escola e muitas outras coisas. Os dados foram bem interessantes, fizemos praticamente o trabalho do IBGE. Eu aprendi a montar gráficos, fazer contagem, analisar os gráficos e informações e além disso aprendi muito sobre os meus colegas. Aprendi que as pessoas gostam de reclamar porque muitos alunos queriam algo a mais. Eu acho que a escola está muito boa; limpa, organizada, com bons professores, etc. Analisando os gráficos podemos ver quantos alunos a escola tem, se gostam da merenda, se há mais meninas do que meninos e vice-versa. Uma das informações mais importantes é a da idade podendo assim saber quantos alunos estão fora da faixa de idade para estar naquela série, já que manter alunos na escola custa caro. Daniel Lima Alves Um pouco sobre o que apreciei Gostei muito de falar sobre o projeto Minicenso na Escola, ele nos fala sobre os jovens, onde eles estudam, como eles vão para a escola, quanto eles dedicam a seu estudo, etc. Esse projeto nos mostra que Geografia é muito importante, porque dá para usarmos uma entrevista para fazer um gráfico, achei muito interessante porque nunca tinha trabalhado com uma matéria tão divertida para se estudar. No começo eu não sabia fazer gráficos, mas com o tempo fui aprendendo, e agora só falta um pouco mais de treino para eu ficar “craque”. Enfim, foi muito bom falar sobre esse trabalho, porque além de ser trabalhado com muita facilidade, é muito importante. Jucilene Cristina Esteves Costa
RELATO DO PROJETO MINICENSO NA ESCOLA DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: GEILA ANO DE ESCOLARIDADE EM 2011: 7º ANO ANO DE ESCOLARIDADE EM 2012: 8º ANO O livro de Geografia adotado pela nossa escola traz um caderno de Projetos e temas especiais em anexo. Um desses projetos do final do livro do 7º ano chama-se Minicenso na escola. Resolvi trabalhá-lo com os alunos das três turmas de 7º ano de 2011, pois achei o tema muito interessante, permitindo que os alunos vivenciem de maneira prática como ocorre um censo de verdade. Montei então um projeto e apresentei à supervisão que o aprovou. O próprio livro oferece um modelo de questionário, o qual fiz algumas adaptações e pedi para que os outros professores o aplicassem nas suas turmas do 6º ao 9º ano e no PAV. Com todos os questionários respondidos, dividi uma quantidade para cada turma e formei grupos de trabalho para que os alunos fizessem a tabulação dos dados. Terminado esse processo, iniciamos a construção dos gráficos de acordo com as perguntas que haviam sido feitas aos alunos no questionário aplicado. Para cada pergunta foi construído um gráfico por ano de escolaridade, sendo que colocamos 9º ano e PAV juntos, perfazendo um total de 11 gráficos para cada ano. Depois os alunos fizeram outros gráficos incluindo todos os anos de escolaridade em um mesmo gráfico separando por perguntas. Como já estávamos próximos ao final do ano, resolvi deixar a análise dos gráficos, a mostra dos trabalhos e a atividade avaliativa para o início de 2012. Então, em fevereiro, montei os paineis com os gráficos feitos por ano de escolaridade e os maiores foram colocados em um porta texto para que toda a comunidade escolar pudesse apreciar. Os alunos que fizeram o trabalho, agora do 8º ano, analisaram os gráficos e fizeram uma produção de texto que foi a atividade final. Profª Geila Aparecida de Freitas Silva Março/2012

RELATO DO PROJETO MINICENSO NA ESCOLA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: GEILA ANO DE ESCOLARIDADE EM 2011: 7º ANO ANO DE ESCOLARIDADE EM 2012: 8º ANO O livro de Geografia adotado pela nossa escola traz um caderno de Projetos e temas especiais em anexo. Um desses projetos do final do livro do 7º ano chama-se Minicenso na escola. Resolvi trabalhá-lo com os alunos das três turmas de 7º ano de 2011, pois achei o tema muito interessante, permitindo que os alunos vivenciem de maneira prática como ocorre um censo de verdade. Montei então um projeto e apresentei à supervisão que o aprovou. O próprio livro oferece um modelo de questionário, o qual fiz algumas adaptações e pedi para que os outros professores o aplicassem nas suas turmas do 6º ao 9º ano e no PAV. Com todos os questionários respondidos, dividi uma quantidade para cada turma e formei grupos de trabalho para que os alunos fizessem a tabulação dos dados. Terminado esse processo, iniciamos a construção dos gráficos de acordo com as perguntas que haviam sido feitas aos alunos no questionário aplicado. Para cada pergunta foi construído um gráfico por ano de escolaridade, sendo que colocamos 9º ano e PAV juntos, perfazendo um total de 11 gráficos para cada ano. Depois os alunos fizeram outros gráficos incluindo todos os anos de escolaridade em um mesmo gráfico separando por perguntas. Como já estávamos próximos ao final do ano, resolvi deixar a análise dos gráficos, a mostra dos trabalhos e a atividade avaliativa para o início de 2012. Então, em fevereiro, montei os paineis com os gráficos feitos por ano de escolaridade e os maiores foram colocados em um porta texto para que toda a comunidade escolar pudesse apreciar. Os alunos que fizeram o trabalho, agora do 8º ano, analisaram os gráficos e fizeram uma produção de texto que foi a atividade final. Profª Geila Aparecida de Freitas Silva Março/2012