terça-feira, 14 de maio de 2013

Projeto: "Dia de Índio é Todo o Dia"




A E.M.E.F Josiany França no Dia do Índio, 19 de abril, através de seus educadores, finaliza um processo de trabalho que vem desenvolvendo com os alunos, tendo como atividades: a produção textual, a exposição de cartazes, a confecção de objetos indígenas entre outras e que, cujo objetivo, é a valorização da cultura brasileira.

Os alunos tiveram aulas temáticas e interdisciplinares sobre os vários âmbitos e perspectivas das culturas indígenas, abrangendo as áreas de História (Profs. Adonile e Paulo), Inglês (Profªs. Letícia e Aila), Geografia (Profª. Geila), Matemática (Profs. Domingos, Gilcivaine e Rosângela), Ensino Religioso (Prof. Jemmerson), Artes (Prof. Marcelo) e com o apoio e a participação das Pedagogas (Elaine e Lêda). 

Entre as atividades promovidas,  os alunos fizeram objetos e brinquedos que representavam as culturas  indígenas, produziram programas de curiosidade sobre a cultura indígena na Rádio da Escola, fizeram performances teatrais que representavam seus costumes, produziram trabalhos com pintura corporal, recriaram indumentárias tipicamente indígenas e para finalizar o trabalho, a escola ainda oportunizou aos alunos terem contato com objetos e Índios de uma tribo brasileira. "Índios de verdade?" era a pergunta que os alunos faziam e queriam conhecer mais e mais dos hábitos das aldeias.

Em clima de aula e festa, os alunos tiveram momentos que, certamente, serão lembrados para toda a vida, sem falar, na ampliação do conhecimento e da sensibilidade para aceitação e convívio com outros modos de vidas, tão diferentes, mas também muito importante, que compõem este imenso caleidoscópio multicultural brasileiro.


Veja algumas fotos do evento.

x x

África: um continente, muitas histórias

Estas aulas tiveram como principal objetivo propiciar a busca por conhecimentos sobre os múltiplos aspectos das culturas africanas e suas interconexões com a cultura brasileira, por meio de aulas interativas que promovessem a criação de novas atitudes entre os alunos com relação ao outro, às diferenças e ao diverso.



 O Professor de História, Adonile Guimarães, da E.M.E.F. Profª. Josiany França no trabalho de pesquisa com os alunos dos 7º anos.