sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PROJETO EDUCATUR


PROJETO PROJETO EDUCATUR

Diretora: Adenilce
Professores:
              Geila
              Saulo
 Supervisoras:
Elaine
Leda
Patrícia

Turmas: 9º ano


Uberlândia, 2º semestre de 2013

A Administração Pública Municipal, dentro de uma nova configuração político-administrativa, busca coordenar ações entre os seus diversos setores em prol de ações e projetos para atingir um objetivo único que é o de inserir Uberlândia no contexto de Polo Nacional de Turismo de Negócios, Eventos, Esportes e Educação. Dentro de uma perspectiva macro, a cooperação entre o segmento do turismo e a educação, criará possibilidades de ir além do que já foi conquistado até a presente data com o projeto Educação pelo Turismo. Com o aquecimento da economia mundial nos últimos anos, verificou-se que o fluxo internacional de turistas vem crescendo significativamente. No mundo, o turismo movimenta em receitas cambiais algo em torno de US$ 919 bilhões, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Em Uberlândia, só no ano de 2012, a atividade turística movimentou mais de R$ 2 milhões em pernoites.
Nos próximos anos, dois dos maiores eventos esportivos de todo o mundo serão sediados em nosso País: a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Para olímpicos - RIO 2016. Esses eventos se constituem em oportunidades ímpares para o desenvolvimento turístico do Brasil.
Uberlândia foi selecionada pela Federação Internacional de Futebol – FIFA e pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016, como apta para sediar um Centro de Treinamento de Seleções e Centro de Treinamento Pré-Jogos respectivamente para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos.
O Município ao promover essa captação propiciará transformações para a infraestrutura local: desde a hotelaria, passando pelos modais de transporte, melhoria da qualidade de serviços de saneamento, comunicação, educação, segurança, esporte, implicações em políticas públicas, instituições e regulamentadoras. Além disso, a cidade têm se destacado no cenário nacional e internacional, e em função da expansão de eventos de abrangência nestes âmbitos.
Neste sentido, ao pressupormos o envolvimento da sociedade no processo evolutivo da atividade turística, esperamos contribuir para a percepção das necessidades de preservação dos recursos naturais e culturais presentes na localidade além de despertar a vocação da atividade turística do Município, atribuindo-lhe novo significado para o turismo: conscientização coletiva sobre a necessidade de educar-se social e ambientalmente, envolvimento e comprometimento de todos os membros da comunidade e dos turistas, dos empresários, empreendedores e do Poder Público.
Nesse contexto, com intuito de capacitarmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para que sejam receptivos aos turistas que aqui chegarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, propomos o projeto “EducaTur”, que se pretende como potencial transformador da disposição desses jovens para atuação futura no segmento de práticas turísticas.


Objetivos

Objetivo Geral

Promover para os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, o conhecimento da indústria do turismo, suas características e potencialidades, dotando-os de novos conhecimentos e novos significados para a aprendizagem no ambiente escolar.


Objetivos Específicos


•        Despertar na comunidade escolar (professores, alunos, coordenadores e pais) a oportunidade de inserção como multiplicadores do projeto;
•        Promover na escola, uma eleição para escolha de um eixo temático a ser trabalhado durante o desenvolvimento do projeto;
•          Promover visitas programadas as escolas da Rede Municipal de Ensino para apresentação aos alunos e professores de pontos turísticos de nossa cidade despertando-lhes o interesse para pesquisas sobre suas potencialidades;
•          Articular ações interdisciplinares, estimulando o trabalho em sala de aula em conjunto aos conteúdos desenvolvidos pelo projeto;
•          Divulgar atrativos turísticos no meio educacional despertando no aluno a conscientização de seu papel como cidadão;
•          Estimular alunos e professores, a produções literárias, editoriais e de marketing sobre o turismo;
•        Promover uma Feira de Profissões de Turismo com apresentação dos resultados obtidos, além de oportunizar aos alunos contato mais próximo com envolvidos nesta atividade econômica de nossa cidade.

Após a participação da supervisora Elaine Lino Rosa, na mesa redonda onde foi explicada toda a metologia do projeto, a Escola Municipal Professora Josiany França aceitou o convite feito pela Secretaria Municipal de Turismo. Alguns dias depois,  os alunos foram motivados a desenvolver o projeto e fizeram a escolha do tema,  cujo resultado foi o seguinte:
                     TEMA
9º A
9º B
TOTAL
ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
0
7
7
CULTURA
5
0
5
ESPORTES E LAZER
10
10
20
NEGÓCIOS E EVENTOS
8
3
11

TOTAL DOS VOTOS
23
20
43

FOTOS DA ESCOLHA DO TEMA



 xxx


Então, podemos concluir que o tema escolhido pela maioria dos alunos foi: ESPORTES E LAZER.

PALESTRA

A partir da escolha do tema, começamos a nos organizarmos para a palestra. A turma foi divida em equipes:
1. Recepção dos palestrantes ( Pedro Henrique e Phelipe Max);
2. Registro ( Anne Caroline, Ana Maria, Daniel Lima e Thays);
3. Captação de imagens ( Isadora, Thiago Aparecido, Hildomar e Alexandre).
A palestra foi dividida em dois temas, pois apesar de os alunos terem escolhido ESPORTES E LAZER, nossa diretora Adenilce, achou que o tema CULTURA também seria muito interessante. Os palestrantes Cecília e Luciano, apresentaram os temas de maneira muito clara e de fácil entendimento.

FOTO DA PALESTRA


xxx


RELATO DOS ALUNOS SOBRE A PALESTRA

Relatórios sobre a palestra do Projeto Educatur
22 DE AGOSTO DE 2013

Relato da aluna: Ana Maria                            9º ano A

Palestrantes: Cecília (trabalha na secretaria de Turismo) e Luciano Biju (coordenador do projeto).

A palestrante explicou que o projeto será feito por etapas:

 Tudo começa em uma mesa redonda, constituída por professores e coordenadores que irão participar do projeto.



 Ocorre a palestra, onde determinadas pessoas, que entendem e trabalham com o tema escolhido irão explicar aos alunos como vão desenvolver o projeto, o que é o projeto, etc.



 City Tour: será o passeio onde alunos e professores visitarão lugares históricos e relacionados ao esporte e lazer em Uberlândia.



 Feira de profissões e turismo: os alunos poderão conhecer profissionais do turismo e apresentar o projeto desenvolvido na escola.



TEMA: ESPORTE E LAZER



   Foi feita uma apresentação em slides mostrando que o esporte pode nos proporcionar várias coisas, como conhecer o mundo e culturas diferentes, etc.

   Pudemos conhecer grandes esportistas de Uberlândia.

   No Brasil, o turismo foi implantado em seu processo histórico, mais precisamente com a vinda da Família Real.

   Uberlândia vive um grande momento turístico atualmente, sendo candidata a centro de treinamento para delegações que irão às Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

   Infelizmente Uberlândia ainda não se adequou às necessidades de todos os turistas, principalmente em relação à deficiência.

   Até mesmo para receber delegações estrangeiras Uberlândia está deixando a desejar, mas já procura se adequar.

  Logo após as explicações foi exibido um vídeo que mostra os verdadeiros campeões, pessoas que não deixam suas limitações físicas as impedirem de viver a vida plenamente.

Tema: Cultura



   Primeiro, assistimos a um vídeo chamado: O que é cultura.

   Segundo a palestrante, a cultura pode ser mostrada de várias formas: dança, gastronomia, teatro, ruas, etc.

   A cultura pode significar várias coisas: a identidade de um povo, conjunto de valores, costumes, crenças. São hábitos que se mantém separados de outros.

   Devemos aceitar e respeitar, características, costumes e culturas diferentes. O Brasil é um país étnico com várias culturas diferentes. A cultura junta vários povos em uma só voz, quando usada com responsabilidade.

   Mas o que define a identidade de um povo? Conhecimento, crenças, valores, normas, símbolos, costumes, leis, tradições e hábitos.  








Relato da aluna: Thaís Spacek Lopes           9º ano B



         Primeiramente, a palestrante Cecília e seu colega Luciano explicaram os objetivos e como ocorrerá o projeto. Há muitas pessoas importantes e especiais envolvidas.

         Durante a palestra houve uma explicação sobre como será o projeto. Vamos visitar lugares históricos como o museu, logo depois a oficina cultural onde vamos lanchar. Na oficina há vários cursos e apresentações.

         Depois do passeio, e dos trabalhos prontos, cinco alunos vão apresentar um trabalho na feira de profissões e turismo, onde conhecerão vários profissionais importantes.





TEMA: ESPORTE E LAZER



         Delegações importantes podem vir para Uberlândia por causa das Olimpíadas.

         Em uma apresentação de slides, foram mostrados vários atletas que representam uberlandenses campeões.

         Os meios de transporte no Brasil foram um meio de atrair pessoas de outros países. Mas só a burguesia podia se locomover, só com o tempo a classe operária pode viajar com os meios de transporte. Hoje em dia há vários modos de viajar.

         O “Grand Tour” é um quadro mostrando os homens viajando, destacando várias divisões sociais.

         Com a chegada da Família Real ao Brasil, essas pessoas, que usavam roupas quentes, se banhavam na praia, dando origem aos banhos de praia.

         O fluxo de turismo em Uberlândia tem melhorado bastante, por muitos fatores, entre eles socioeconômicos, naturais, infraestrutura urbana e turística, atrativos culturais, etc.

         Sempre compre passagens em agências de viagens, comprar com terceiros pode ser “roubada”. Faça isso antecipadamente se for um lugar importante.

         Há também aqui estádio e ginásios preparados para muitos esportes, por isso vários times importantes vêm para cá. Há uma organização chamada “Uberlândia no cenário dos grandes eventos esportivos”, que serve para ajudar a cidade a melhorar seus espaços esportivos.

         Depois das explicações assistimos ao vídeo “A vida que você escolheu”, mostrando que todos têm os mesmos direitos independentemente de suas limitações. Elas estão em nossas mentes.

         Assistimos também a um vídeo mostrando um grupo de dança uberlandense se apresentando no programa “Domingão do Faustão”: “Os intocáveis”.

TEMA: CULTURA



         A cultura pode ser apresentada no teatro, cinema, comida, tradições e dança.

         Foi exibido o vídeo: “O que é cultura?”, explicando o significado e exemplos de cultura.

         A cultura é mostrada em vários meios, você deve saber qual deles deve usar. Às vezes nem todos são confiáveis.

         Foi explicado também sobre os tipos de cultura e como ela está presente em nosso cotidiano. Temos patrimônios culturais materiais e imateriais.










Relato da aluna: Ane Caroline Abreu           9° ano B



TEMA: ESPORTE E LAZER



         Segundo a palestrante Cecilia, durante o passeio serão feitas visitas nos pontos turísticos e no museu aprendendo mais sobre a história de Uberlândia.

         Os alunos terão a oportunidade de conhecer os profissionais de turismo, e poderão apresentar projetos realizados por eles.

         Em uma apresentação de slides foram mostradas imagens de grandes campeões: Neto, que tem 27 anos e joga Futsal; Roberto, que teve o braço direito amputado e pratica ciclismo e atletismo; Letícia, que usa cadeira de rodas desde os quatro anos de idade e é uma grande campeã de natação.

         Na Inglaterra foram importantes os meios de transporte conhecidos como diligência para a comercialização. Já os transportes a vapor eram utilizados pelas pessoas para se deslocarem para a zona urbana, etc.

         O Grand Tour é uma viagem que serve para conhecer culturas e outros aspectos dos demais lugares.

         Foi mostrada uma imagem que representa a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, assim surgiu o chamado Veranismo (ou deslocamento em direção ao litoral no verão).

         Um dos eventos que estão sendo realizados é o curso para as pessoas se especializarem em atender aos turistas com deficiência auditiva e visual na cidade.




TEMA: CULTURA
Cultura é um conjunto de tradições, crenças, ideologias, etc:



· Homens com culturas diferentes;


· A natureza do homem é a mesma, já a cultura não;


· Homem: o único ser capaz de fazer culturas e seus elementos principais: linguagem, valores, crenças, normas.






Existem vários tipos de culturas, a cultura une as pessoas, mas se não for usada corretamente acaba com a autonomia das pessoas.


Relato do aluno: Daniel Lima 9° ano A








TEMA: ESPORTE E LAZER 








A palestrante Cecília explicou como vai funcionar o City Tour, que ocorrerá entre 23 e 24 de setembro. Também explicou as quatro etapas do projeto.



Uberlândia poderá ser sede de treinamento para as Paraolimpíadas e Olimpíadas de 2016.



O esporte ajuda a formar a cultura, já que as pessoas levam o esporte para outros lugares, também ajudando as pessoas a conhecerem outras.



Na página inicial do slide, é mostrada a imagem de quatro pessoas de Uberlândia que conquistaram títulos importantes em todo o mundo.



O turismo foi implantado no Brasil a partir do processo histórico. O transporte tem grande influência no turismo. No slide também são apresentados três tipos bem comuns antigamente.



Os filhos da nobreza faziam o Grand Tour e levavam sua cultura, além de conhecer outras pessoas.



O turismo no Brasil surgiu com a vinda da Família Real. Nas tabernas (antigos hotéis) os pequenos comerciantes se instalavam.



Para o fluxo turístico ter aumentado são considerados atrativos culturais, formação turística, infraestrutura urbana. Mas também o investimento na prestação de serviços, como a capacitação de funcionários de hotéis, restaurantes, para que consigam falar com estrangeiros e atender adequadamente às pessoas.



Uma agência de viagens é importante porque ela planeja toda a viagem para que tudo dê certo.



O SESI Gravatás foi considerado o melhor centro de treinamento de Uberlândia, já que oferece uma boa infraestrutura.




O esporte que pode ser praticado no Estádio Municipal João Havelange é o futebol. O Sabiazinho é adequado para a prática de basquete e vôlei.


O vídeo “A vida que você escolheu” mostra como as pessoas que têm deficiência são normais e podem conquistar os seus objetivos mesmo que pareçam impossíveis de se realizar.



TEMA: CULTURA




Foi apresentado um vídeo em que o grupo de dança chamado “Os Intocáveis” se apresentam no programa “Domingão do Faustão”.


A cultura é representada pela arte, dança, gastronomia e teatro, etc. É o conjunto de valores, costumes, tradições do povo e é também o modo de vida das pessoas.
O vídeo “O que é cultura?” mostra também alguns exemplos de cultura e como ela influencia a sociedade. E também que muitas vezes ela é a causa de conflitos entre os povos.


O que define a Identidade Cultural? Crenças, normas, costumes, leis, hábitos, tradições, etc.


 **********************************************************************

AÇÕES PEDAGÓGICAS
CRIAÇÃO DE UM PORTFÓLIO (em andamento)

O caráter didático de um portfólio, dentro da abordagem interacionista permite a reorganização de conteúdos que trabalhados em sala de aula podem tornar a aprendizagem mais rica em significados. Além disso, é uma excelente oportunidade para os professores apresentarem aos alunos vários tipos de gêneros textuais, motivar os alunos a um processo autônomo de criação e uma formação mais ampla e integral promovendo a interlocução entre o conhecimento, o meio e o e contexto social em que os conhecimentos são adquiridos.
Durante esta ação, professores em conjunto com os alunos poderão assumir papéis de mediação crítica da aprendizagem gerando com isso um autoconhecimento entre professor-aluno e vice-versa.


EXIBIÇÃO DE FILME

Foi exibido, no Data Show do Laboratório de Informática, com a sugestão do professor Gerson Cuenca, nosso laboratorista, um filme muito interessante sobre a história de Uberlândia, chamado RAÍZES DA TERRA FÉRTIL, que conta de maneira lúdica e bem didática toda a trajetória do desenvolvimento de nossa cidade desde os seus primórdios até os dias atuais, bem como sua história, seu povo, sua cultura.
Este filme foi apresentado aos alunos com o objetivo de motivá-los para o estudo dos bens históricos e despertá-los quanto ao potencial turístico da cidade.


AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Utilizando o Kit Pedagógico do projeto, os alunos puderam ter uma visão geral de todo o PROJETO EDUCATUR. Foram apresentados a eles desde uma breve história de Uberlândia, até temas como patrimônio cultural, bens materiais e imateriais, inventário e tombamento. Além desses temas comuns a todos, pois fazem farte do Eixo Histórico, também foram apresentados os principais locais com estrutura para prática de esportes, pois estão ligados ao tema escolhido pela escola: ESPORTES E LAZER.

PRODUÇÃO DE UM POWER POINT SOBRE OS BENS HISTÓRICOS TOMBADOS DE UBERLÂNDIA



indicado no Kit Pedagógico do Projeto, os alunos, divididos em grupos pesquisaram as informações sobre os bens históricos tombados da cidade de Uberlândia e produziram uma apresentação em Power Point que está disponibilizada no blog da escola.





PESQUISA SOBRE OS PRINCIPAIS LOCAIS E EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS DE UBERLÂNDIA



Tendo como fonte o Kit Pedagógico e a internet, os alunos pesquisaram várias informações sobre os locais e equipamentos ligados ao esporte na cidade, analisando sua estrutura, sua utilização e sua capacidade em eventos esportivos.







CITY TOUR



Roteiro Histórico e Roteiro Diversificado

Os Roteiros Históricos e Diversificados fazem parte deste projeto e estão organizados de forma que o Roteiro Histórico seja comum a todas as turmas e o Diversificado, segue a estrutura do eixo temático escolhido pela escola. Possuem em conjunto a duração de três horas com a saída das Escolas às 07:15h retornando as mesmas até as 11:15h.



Roteiro Histórico



Está previsto para ocorrer em uma e meia. Neste tour, apresentamos como destinos alguns atrativos que compõe o patrimônio histórico e cultural da cidade, aqui chamado de Roteiro Histórico. Além de perpassar por esses pontos atrativos, com o propósito de dinamizar o estudo do patrimônio histórico e cultural uberlandense e prender a atenção dos jovens para a participação no roteiro diversificado, os alunos fazem uma parada breve para lanchar na Oficina Cultural. Neste local terão a oportunidade de conhecer a arquitetura do prédio e saber um pouco mais sobre esse importante patrimônio tombado em nossa cidade e um diálogo sobre o próximo roteiro que dará sequencia ao tour.

O Roteiro Histórico possui como destino de visitação os seguintes pontos:



Tour: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Mercado Municipal.



Visitação: Museu Municipal e Oficina Cultural (onde será servido um lanche)

Roteiro Diversificado



Eixo: Esportes e Lazer

Tour: Uberlândia Tênis Clube - UTC, Vila Olímpica do Sesi Gravatás, Complexo Municipal Virgílio Galassi.

Visitação: Parque do Sabiá.

OBSERVAÇÃO: Visitamos apenas o Estádio João Havelange.





FOTO DO ESTÁDIO
xxx


TRABALHOS TEMÁTICOS

Como desdobramento desta etapa, a escola, em continuidade ao projeto e, em consonância ao eixo escolhido, elaborará uma ação pedagógica com alunos e professores de modo que essa se configure em um “trabalho temático” que será apresentado ao final do projeto no evento – Na Feira de Profissões de Turismo.


Os trabalhos temáticos deverão levar em consideração a relação com o eixo trabalhado pela escola.
Abaixo alguns dos exemplos do que podemos considerar uma Ação Pedagógica de cunho temático:

2. Um portfólio sobre os pontos turísticos relacionados ao eixo trabalhado (bem ilustrado contendo informações técnicas). E depoimentos dos alunos sobre o que torna determinado atrativo especial. – Como se fosse um marketing de venda dos destinos.

3. Um varal de poemas e causos (resgate a memória e cultura) de moradores antigos de Uberlândia;

4. Um livreto com a temática – Memórias da Minha Terra (Uberlândia Ontem X

Uberlândia Hoje) – Deverá estar relacionado ao eixo escolhido e, caso a escola opte por esse recurso ser acompanhado de fotos de pessoas da comunidade ou de outras pessoas ilustres em conjunto com relatos contendo um pequeno depoimento dessa pessoa e, a descrição pelos alunos do que essas pessoas representam na sociedade. (mesmo sendo uma pessoa comum, terá que efetivamente representar um papel ativo na comunidade ou na cidade.