quinta-feira, 21 de março de 2013

TABUADA DIVERTIDA NA ESCOLA

TABUADA DIVERTIDA

Os alunos da Escola Municipal Professora Josiany Franca  já iniciaram as atividades para o projeto Tabuada Divertida e estão afiados na tabuada

Alguns alunos, surpreendem seus pais e principalmente professores chegando a  ótimos resultados de concluirem as 100 possibilidades da tabuada em 60 segundos.

Eles entram no site, joga, e ainda deixa recados para seus amigos.





terça-feira, 19 de março de 2013

PROJETO HORTA



PROJETO HORTA ESCOLAR



No dia 15 de março de 2013, reiniciamos o projeto Horta na Escola, idealizado e disponibilizado pela própria instituição Prof. Josiany França.Conta com a parceria de técnicos agrícolas da Sec. Municipal de Agropecuária e Abastecimento e agrônomos vinculados à Cargill. Os mesmos auxiliam o projeto com orientações e observações quando necessárias sendo que a última, torna-se parceira no fornecimento de mudas e adubos.  Através dessa parceria, a Cargill interliga  este a outros programas que orientam merendeiras e professores das séries iniciais.

O projeto tem como objetivo principal, despertar nos alunos o interesse em cultivar e conhecer verduras e legumes de forma que passem a cultivar  hortas em suas próprias casas. Assim estabelecem normas mais saudáveis em sua alimentação à partir das orientações e discussões feitas durante o desenvolvimento do mesmo.


A implementação do mesmo,vincula-se ao Laboratório de Ciências e interliga-se  aos projetos de Meio Ambiente e BR 050. O mesmo está sob a coordenação e orientação da professora desse espaço Ms Leila C. P. e conta com participação efetiva do Sr Edmar (ASG), dos alunos e professores da área de Ciências que integram o mesmo.


Um grupo de estudantes dos 6ºs aos 9ºs anos e  alunos do 2º ano,  da sala da professora Neves, participaram do plantio das mudas nesse dia conforme fotos publicadas nesse blog.


Ms Leila C.P.



.................................................................



Iniciamos com as mudas e sementes fornecidas pela secretaria de Agropecuária e Cargill. Essas são algumas fotos de como tudo começou em 2013. 





As sementes de salsa e...


cenoura.
As primeiras mudas de cebolinha.
                       As primeiras mudas de alface roxa.


Seu desenvolvimento...

Mudas de beterraba.
Tudo era assim...canteiros e o solo
Como era a princípio...

Edmar, nosso parceiro nesse projeto e  
os primeiros alunos participantes do 8º ano.
Uma vista parcial  dos canteiros preparados para receber o plantio.
Inicio  da transferâqncia das mudas de alface roxa.
Após orientações,  os alunos exercitam a prática do cultivo.
Todos participam...

retiram as mudas das sementeiras...
plantio nas covas  de tamanho adequado...

...................................................................................................................................................................

Através de informações, orientações e outros conhecimentos repassados, inclusive sobre o solo e as práticas com hortaliças, alunos dos 7ºs e 8ºs anos (Profs. Ciências e Lab. Adriana Alecrim, Leila C. Pelizer e Saulo A. Filho) fizeram a transferência das mudas para os canteiros após tê-las preparado nas sementeiras.

...................................................................................................................................................................

Dia do Índio e a Horta


         No dia 19 de abril, dia do Índio, fizemos o primeiro preparo das bandejas para semear as sementes de cenoura e salsa que serão dispostas  e crescerão em nosso viveiro. Na oportunidade, fizemos menção ao dia do Índio, cujo lema era o de preservar o meio ambiente e retirar do mesmo apenas o necessário à sua subsistência.  Acredita-se que essa prática ainda se mantém e o repasse de tal atitude deve ser preservado para o bem de todos. É uma demonstração de respeito com a natureza e com todos os seres, retirando daquela apenas o suficiente e necessário.  Adotam-se os bons hábitos como compromisso para manter-se o que esta nos fornece gratuitamente e amplia-se os mesmos para com todos que se utilizam desse universo. Preservar o meio ambiente é preservar e sustentar a sua própria vida.
Nesse momento, todos os esclarecimentos foram feitos a respeito do tipo de solo necessário à semeadura das sementes, a desinfecção das bandejas, orientações sobre o viveiro e como é construído, além de informações sobre a profundidade das covas e outros aspectos importantes.




Aí estão algumas fotos desse momento, resultado do trabalho e dedicação dos participantes do projeto. Após o plantio das mudas, crescimento e manutenção adequados da horta, obtivemos o resultado esperado: alimento saudável com qualidade.
Presentes nessas, os alunos dos 7ºs ano, Edmar que auxilia no trabalho de manutenção e plantio da horta e a prof. coordenadora do projeto Leila.



............................................................................................................



PROJETO HORTA
CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO

Nosso projeto tem se desenvolvido com facilidade e participação dos alunos sempre que há semeadura, colheita e outros cuidados que a horta exige.
Hoje dia 28/05, fizemos o plantio das mudas oriundas das sementeiras formadas anteriormente pelos alunos e que se desenvolveram em nosso próprio viveiro.
Alunos com deficiências, sempre que desejam, participam inclusive do plantio conforme foto aqui postada. Assim, tais alunos tem a oportunidade de executar atividades que nem sempre são comuns em suas residências. Outra motivação para tal procedimento, é despertar nos mesmos, o interesse por uma alimentação saudável e o prazer em solicitar o cultivo de produtos dessa natureza.
VIVEIRO
Semeadura em placas
Hortaliça
Transplante
Previsão de colheita
Observações
19/04/13
Cenoura e salsa
27/05/13
27/08/13

05/07/13
salsa


Semeadura em casca de ovos

CANTEIROS
Plantio
Tipo
Previsão de colheita
Folhas ou tubérculos
Observações
15/05/13
Mudas do viveiro escolar
15/07/13
Alface crespa
Colheita feita em

15/05/13
Mudas do viveiro externo
15/09/13
Repolho


15/005/13
Mudas do viveiro externo
15/08/13
Beterraba
Colheita feita em


Ms Leila Castellan Pelizer


Uberlândia,29/05/13



...................................................................................................................................................................


APRENDER FAZENDO

ATIVIDADE ESPECIAL NA HORTA

Ms Leila Castellan Pelizer

 Hoje foi um dia especial para os alunos do 2º ano, aprendizes da professora Neves.  A atividade tem como objetivo mostrar o desenvolvimento dos vegetais a partir da semente.
Nesse momento, preparamos cascas de ovos que nos serviram como sementeiras. Após sua desinfecção e adequação das mesmas para a semeadura, os alunos colocaram destas uma quantidade de areia e terra preparada para o desenvolvimento das sementes. Posteriormente, foram colocadas as sementes, cobriram-se as mesmas e molharam.
Durante o período de recesso ficarão observando o desenvolvimento das plantinhas e cuidando das mesmas. Também farão o relato dos problemas apresentados e dos aspectos positivos da atividade.
Durante o estudo, foram fornecidas explicações, tiraram-se todas as dúvidas dos alunos para que esses possam obter o melhor desse trabalho e que posteriormente possam inferir em sua vida diária. 






Após desinfeção e perfuração da casca do ovo e do suporte (caixa)...
 inicia-se o processo para o plantio...
 coloca-se substrato...
 mais um pouquinhoooooooooo....
  adiciona-se mais um pouco da terra adubada.
 Inserindo as sementes de salsa na sementeira natural (casca de ovo)
 Cobrindo as sementes de forma leve.

Regar para permitir a absorção dos nutrientes 
e promover o crescimento das sementes.

Com tudo pronto e as cascas no suporte, é só colocá-lo ao sol, cuidar e esperar  o resultado no início do semestre.

Uma vista geral de nossa horta no final do semestre. Esperamos continuar nosso trabalho com a dedicação de todos para que obtenhamos os excelentes resultados e a participação efetiva dos alunos.


ATÉ O PRÓXIMO SEMESTRE!!!!!!