terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Laboratório de Ciências - Atividades 2012

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
RELATO DE ATIVIDADES 2012

Prof. Responsável: Ms Leila Castellan Pelizer

Nesse espaço, vamos relatar algumas das atividades desenvolvidas no Laboratório de Ciências durante o ano de 2012.

O objetivo do trabalho realizado nesse local, é o de desenvolver a curiosidade, levar ao aprendizado da pesquisa e estimular a busca do conhecimento contínuo nas diferentes áreas das diversas Ciências.

No laboratório, além das práticas relacionadas ao conteúdo de Ciências, desenvolvemos projetos, fazemos momentos de leitura e de vídeos dentre outras atividades que estimulem o interesse dos discentes em todas as idades.

O projeto principal que tem sido priorizado anualmente, é o que se refere à Sexualidade, afetividade e valores, de modo que o ser humano seja valorizado como um todo. Busca-se desse modo, incentivar o aluno na prática do bem e desenvolver aspectos positivos para a sua vida diária.

O braço prevalente para esse ano foi o projeto BULLYING, CIBERBULLYIG E SEXUALIDADE, elaborado e desenvolvido pela professora laboratorista de Ciências, à partir março p.p, como uma das ações propostas pelo MEC e Ministério da Saúde.

A continuidade desse, deu-se através de um convênio firmado com a Faculdade Politécnica de Uberlândia, dentro da área do Direito como extensão para os estagiários desse curso. Os mesmos ministraram palestra a respeito da parte legal vinculada ao bullying e suas práticas. 

Essa parte do projeto foi agregada ao mesmo pelo professor Gerson Cuenca, do laboratório de informática, que também é discente do curso de Direito da FPU.

Para o desenvolvimento dos diversos projetos do Laboratório de Ciências, a parceria entre os laboratórios de Ciências e de Informática, bem como a participação dos diversos professores da escola, tem sido essencial para que alcancemos o sucesso previsto. Não podemos deixar de enfatizar a colaboração dos demais funcionários que em vários momentos tornaram-se colaboradores e facilitadores  para que todo o processo se tornasse funcional.

Além dos projetos, as aulas práticas e a participação na Semana Nacional de Ciências e tecnologia/2012  foi um dos marcos para o laboratório de Ciências que integra de forma diferenciada os alunos de todas as séries e professores, bem como outros  profissionais de diversos setores de Uberlândia.






segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAIA

A Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2012, aconteceu também em nossa escola com diversas atividades. A coordenação ficou a cargo da professora do Laboratório de Ciências, Ms Leila Castellan Pelizer.  Tais ações ocorrem durante todo o mês de outubro e novembro de 2012 com a participação de diversos professores em diferentes mini projetos. Esses encontram-se listadas no site da semana no endereço http://semanact.mct.gov.br/html/evento/?.
Dessas ações, participaram todos os discentes da escola e diversos profissionais do CEMEPE onde ocorreu uma das palestras que foi programada. 
A escola Prof. Josiany França, participa pela segunda vez desse evento e destaca-se pelo grande número de trabalhos que apresenta.

Lista de Atividades propostas
Significado das cores das linhas
 Atividade  Atividade Integradora  Atividade Integrada Pendente



NomeCidadeUF
Beauty - a beleza como forma de explorar as diferençasUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
A melhoria da auto-estimaUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
A química do cotidiano na alimentação saudávelUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Algodão entre espelhosUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Caixinha RecicladaUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Como falar em público e cuidados com a vozUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Conservação de alimentosUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Diga me o que comes e eu te direi quem ésUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Jogo do BullyingUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
O Bullying e suas implicações jurídicasUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
O ECA da turma da MônicaUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
O exercício da sexualidadeUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Raça, Gênero e consciência negraUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Tabuada DivertidaUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade
Uma visita inusitadaUberlândiaMGAlterar atividadeExcluir atividade