terça-feira, 23 de abril de 2013

Trabalhos com Reportagens Online sobre Conflitos em Terras Indígenas



Veja o Trabalho



Metodologia utilizada


   A Escola Municipal Professora Josiany França está desenvolvendo durante o mês de abril de 2013 o Projeto Índio, que teve sua culminância entre os dias 15 e 19.
   Uma das atividades desenvolvidas foi o trabalho com reportagens sobre conflitos em terras indígenas, que envolveu as três turmas de 8º ano, na disciplina de Geografia.
   Parte do trabalho foi desenvolvida no laboratório de informática em algumas aulas entre os dias 05 e 12 deste mês. As outras aulas foram em sala de aula utilizando o livro didático Espaço e Vivência do 7º ano.
   Primeiramente, os alunos foram orientados sobre como fazer uma pesquisa na internet, digitando-se o assunto desejado e escolhendo o site.
   Para cada grupo da turma foi direcionada uma reportagem, que foi lida e discutida pelos membros. Então, anotaram as idéias que julgaram mais importantes e produziram um texto coletivo resumindo o assunto.
   Durante as aulas em sala foram trabalhadas algumas páginas do livro que tratavam sobre os índios das regiões Norte e Centro-Oeste e que também envolviam questões relativas à ocupação das terras indígenas.
   Foram feitas leituras, discussões e atividades no caderno sobre os textos. Além disso, individualmente, os alunos reescreveram o texto Povos da Amazônia, expondo as idéias mais importantes.
   Como conclusão do trabalho, os textos foram expostos no pátio da escola e no dia 19, os alunos tiveram uma aula em frente à exposição para apreciarem seus trabalhos e fazerem uma leitura, verificando como os grupos de cada turma produziram textos diferentes, mesmo que fossem sobre a mesma reportagem.
   Então, em uma folha grande de papel pardo, cada um pôde escrever a sua opinião sobre o tema. Quem são os verdadeiros donos das terras? Quem tem direito de viver nelas? Será que os conflitos podem resolver o problema? Existe uma solução para essa questão?



Professora Geila Aparecida de Freitas Silva
19/04/2013




Link dos Trabalhos
Clique e veja os trabalhos dos alunos