sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Festival e Historia do Pipa

A HISTÓRIA DOS PIPAS

Resultado de imagem para pipas maranhão

A vontade de voar é muito antiga, é com ela a de fazer objetos capazes desta façanha.
Acredita-se que a primeira pipa do mundo tenha surgido na China, há cerca de120 anos a.C. criada por um general chamado Han Hisin, com o objetivo de medir a distancia de um túnel a ser escavado no castelo imperial.Com o passar do tempo estas pipas logo que surgiram eram utilizadas para fim militares, tornaram-se uma arte popular aquele pais.
Aos poucos,foram levadas para países vizinhos como Japão e Coreia. No Japão por volta do século XI relatos indicam que as pipas eram empregadas pelos militares para levar mensagens secretas para os aliados.
Nos países orientais, as pipas adquiriram um forte significado religioso e ritualístico, como atrativo de felicidade, sorte, nascimento, fertilidade e vitória, exemplo disso são as pipas com pinturas de dragões que atraem a prosperidade ou uma tartaruga longa vida, coruja sabedoria e assim por diante.
No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pela mãos dos portugueses na época da colonização. Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do Pais

Os vários Nomes

arraia (Bahia), pipa(Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina),quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e (Maranhão).

Tipo de Pipas

Resultado de imagem para como fazer pipas maranhão

Pipa, papagaio, cafifa, pandorga, arraia, pepeta, quadrado…

Chame como preferir, esse é o brinquedo que alcança alturas que todos nós gostaríamos de alcançar; que tem o poder de fazer o que todos gostaríamos de fazer: simplesmente voar.
Mas elas podem ser muito diferentes umas das outras, você sabia? Se você gosta de pipas, confira os mais diversos modelos que existem em todo o mundo!

Pipas : Suru, Raia

É uma pipa composta de apenas duas varetas de bambu armadas em formato de cruz e completamente encapada por um papel, normalmente seda, desempenhando a função de asa, sustentando a pipa no ar. Esta pipa não possui rabiola, e é bem comum aqui no Brasil.
Para fazê-la, você precisará de:

:
Pipas : Suru, RaiaDuas varetas de bambu, papel de seda, cola e uma boa quantidade de fio resistente (fio 10, por exemplo).
Como fazê-la:
Junte as varetas de bambu, montando uma cruz. Cuide para que as varetas tenham extremidades proporcionais e não fique torta. Em seguida, passe a linha em volta da união das duas varetas de bambu, enrole até que elas estejam bem firmes uma na outra.
Depois você já pode encapá-la com o papel liso ou estampado de sua preferência, usando uma boa cola para fixar bem o papel no bambu. Encape a partir do cruzamento dos bambus até a ponta mais extrema embaixo. Depois que a cola secar, sua pipa estará pronta!
Raia:
A pipa Raia é muito parecida com a pipa Suru, suas diferenças são bem pequenas: na pipa Raia as varetas de bambu são cruzadas uma no meio da outra, com todas as extremidades iguais, o que dá a pipa Raia o formato de um losângulo.
O material para fazer a pipa Raia é o mesmo para fazer a pipa Suru.
Já o modo de fazer a pipa Raia é quase igual ao modo de fazer uma pipa Suru. Só o que muda, é que você irá encapá-la de ponta a ponta.

Pipas: Peixinho e Pipas de Biquinho

Pipas: Peixinho e Pipas de Biquinho
Ainda lembra-se da pipa Raia? Então, a Peixinho é igual à pipa Raia, porém esta deverá possuir uma cauda – a rabiola – que serve para a pipa ganhar mais estabilidade no ar.
Portanto, se seu interesse passou a ser a pipa Peixinho, faça a pipa daquele mesmo jeito.
Agora saiba como fazer a rabiola para sua pipa:
De uma sacola de plástico, ou daqueles sacos de lixo, recorte tirinhas de 1,5cm de largura por 40 cm de comprimento.
Então, com um espaço de 10 cm entre uma tirinha e outra, prenda as tirinhas na linha que deverá sobrar da ponta de baixo da pipa.
Observação: prenda as tirinhas da sacola com a própria linha, se você usar as próprias tirinhas para fazer os nós, elas escorregarão pela linha assim que sua pipa começar a tomar altura.
Pipa de Biquinho:
Você já deve ter visto esse modelo de pipa sobrevoando você e com certeza se encantou. A Pipa de Biquinho sempre chama a atenção com a sua rabiola imensa e o bico comprido. O corpo desta pipa é mais comprido e sendo assim mais bicudo, mas o diferencial desta pipa ainda está na cauda.
Ou seja, para fazê-la você pode seguir a idéia da Pipa Suru, porém para ela ficar bicuda, a vareta que fica em pé deve ser ligeiramente mais comprida do que a vareta que ficará na posição horizontal;
Depois basta colocar uma rabiola bem extravagante nela e você terá como resultado uma Pipa de Biquinho.

Pipa Pião

Pipa Pião
Essa pipa com toda a certeza chama muito a atenção de quem se depara com uma dessas no céu. Sendo um dos maiores modelos de pipa, ela necessita de uma cauda bem também para poder se sustentar no ar. O legal desta pipa, é que por mais longe que ela voe você tem mais chance de diferenciá-la das outras.
Você determina o tamanho com o qual ela ficará no final de acordo com o tamanho das varetas de bambu que você usará para montar sua estrutura.
Para montar uma Pipa Pião você precisará de:
Três varetas de bambu, sendo que uma deve medir de 60 cm a 75 cm e as outras duas – iguais – devem medir de 40 cm a 45 cm.
Linha fio 10, cola e papel de seda liso ou com uma estampa de sua preferência.
Como montá-la:
Primeiramente, você fará uma cruz com a vareta maior e uma das menores, lembrando que a maior deverá ficar em pé. Então amarre essas duas varetas bem firmes uma na outra, com a linha fio 10.
Feito isso, a vareta que sobrou você coloca exatamente entre a primeira vareta deitada e a ponta de baixo da vareta que ficou de pé, amarrando bem firme com a linha fio 10.
A Pipa Pião, como a Suru, não fica completamente encapada, você deverá encapá-la desde a primeira união de varetas que fez, até a ponta de baixo da estrutura da pipa.
Depois de encapada, basta fazer uma cauda extravagantemente grande como na Pipa de Biquinho, e sua Pipa Pião estará pronta!

Pipas Modelos

Pipas Modelos
São pipas cujo modelo, forma, tamanho, cor e absolutamente nada é definido. A pipa modelo é uma pipa conhecida, antes de tudo, por sua beleza.
Ela é um modelo único, que está à escolha de cada um.
A Pipa Modelo costuma estar presente em Competições e Festivais de Pipas, sempre encantando o público ao atingir o céu com sua beleza única




Textos  Selecionados para Fins Didáticos
Gerson Cuenca

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

AVALIAÇÃO MARIANA

PARA FAZER A AVALIAÇÃO CLIQUE NO LINK ABAIXO




6º ANO CLIQUE AQUI



7º ANO CLIQUE AQUI


BOA PROVA!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Questionário Projeto Talentos

Os alunos do projeto Talentos preencherão o questionário a seguir.



Obrigada!
Marília Maruyama