PROJETO HORTA ESCOLAR
No dia 15 de março de 2013, reiniciamos o
projeto Horta na Escola, idealizado e disponibilizado pela própria instituição Prof. Josiany França.Conta com a parceria de técnicos agrícolas da Sec. Municipal de Agropecuária e Abastecimento e agrônomos vinculados à Cargill. Os mesmos auxiliam o projeto com orientações e observações quando necessárias sendo que a última, torna-se parceira no fornecimento de mudas e adubos. Através dessa parceria, a Cargill interliga este a outros programas que orientam merendeiras e professores das séries iniciais.
O projeto tem como objetivo principal, despertar nos alunos o interesse em cultivar e conhecer verduras e legumes de forma que passem a cultivar hortas em suas próprias casas. Assim estabelecem normas mais saudáveis em sua alimentação à partir das orientações e discussões feitas durante o desenvolvimento do mesmo.
O projeto tem como objetivo principal, despertar nos alunos o interesse em cultivar e conhecer verduras e legumes de forma que passem a cultivar hortas em suas próprias casas. Assim estabelecem normas mais saudáveis em sua alimentação à partir das orientações e discussões feitas durante o desenvolvimento do mesmo.
A implementação do mesmo,vincula-se ao Laboratório de Ciências e interliga-se aos projetos de Meio Ambiente e BR
050. O mesmo está sob a coordenação e orientação da professora desse espaço Ms
Leila C. P. e conta com participação efetiva do Sr Edmar (ASG), dos alunos e professores
da área de Ciências que integram o mesmo.
Um grupo de estudantes dos 6ºs aos 9ºs anos e alunos do 2º ano, da sala da professora Neves, participaram do plantio das
mudas nesse dia conforme fotos publicadas nesse blog.
Ms Leila C.P.
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Iniciamos com as mudas e sementes fornecidas pela secretaria de Agropecuária e Cargill. Essas são algumas fotos de como tudo começou em 2013.
Aí estão algumas fotos desse momento, resultado do trabalho e dedicação dos participantes do projeto. Após o plantio das mudas, crescimento e manutenção adequados da horta, obtivemos o resultado esperado: alimento saudável com qualidade.
Presentes nessas, os alunos dos 7ºs ano, Edmar que auxilia no trabalho de manutenção e plantio da horta e a prof. coordenadora do projeto Leila.
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Uma vista geral de nossa horta no final do semestre. Esperamos continuar nosso trabalho com a dedicação de todos para que obtenhamos os excelentes resultados e a participação efetiva dos alunos.
As sementes de salsa e...
cenoura.
As primeiras mudas de cebolinha.
As primeiras mudas de alface roxa.
Seu desenvolvimento...
Mudas de beterraba.
Como era a princípio... |
Edmar, nosso parceiro nesse projeto e
os primeiros alunos participantes do 8º ano.
Uma vista parcial dos canteiros preparados para receber o plantio.
Inicio da transferâqncia das mudas de alface roxa.
Após orientações, os alunos exercitam a prática do cultivo.
retiram as mudas das sementeiras...
plantio nas covas de tamanho adequado...
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Através de informações, orientações e outros conhecimentos repassados, inclusive sobre o solo e as práticas com hortaliças, alunos dos 7ºs e 8ºs anos (Profs. Ciências e Lab. Adriana Alecrim, Leila C. Pelizer e Saulo A. Filho) fizeram a transferência das mudas para os canteiros após tê-las preparado nas sementeiras.
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Dia do Índio e a Horta
No dia 19 de abril, dia do Índio, fizemos o primeiro preparo das bandejas para semear as sementes de cenoura e salsa que serão dispostas e crescerão em nosso viveiro. Na oportunidade, fizemos menção ao dia do Índio, cujo lema era o de preservar o meio ambiente e retirar do mesmo apenas o necessário à sua subsistência. Acredita-se que essa prática ainda se mantém e o repasse de tal atitude deve ser preservado para o bem de todos. É uma demonstração de respeito com a natureza e com todos os seres, retirando daquela apenas o suficiente e necessário. Adotam-se os bons hábitos como compromisso para manter-se o que esta nos fornece gratuitamente e amplia-se os mesmos para com todos que se utilizam desse universo. Preservar o meio ambiente é preservar e sustentar a sua própria vida.
Nesse momento, todos os esclarecimentos foram feitos a respeito do tipo de solo necessário à semeadura das sementes, a desinfecção das bandejas, orientações sobre o viveiro e como é construído, além de informações sobre a profundidade das covas e outros aspectos importantes.
Aí estão algumas fotos desse momento, resultado do trabalho e dedicação dos participantes do projeto. Após o plantio das mudas, crescimento e manutenção adequados da horta, obtivemos o resultado esperado: alimento saudável com qualidade.
Presentes nessas, os alunos dos 7ºs ano, Edmar que auxilia no trabalho de manutenção e plantio da horta e a prof. coordenadora do projeto Leila.
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PROJETO HORTA
CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO
Nosso projeto
tem se desenvolvido com facilidade e participação dos alunos sempre que há semeadura,
colheita e outros cuidados que a horta exige.
Hoje dia
28/05, fizemos o plantio das mudas oriundas das sementeiras formadas
anteriormente pelos alunos e que se desenvolveram em nosso próprio viveiro.
Alunos com
deficiências, sempre que desejam, participam inclusive do plantio conforme foto
aqui postada. Assim, tais alunos tem a oportunidade de executar atividades que
nem sempre são comuns em suas residências. Outra motivação para tal
procedimento, é despertar nos mesmos, o interesse por uma alimentação saudável
e o prazer em solicitar o cultivo de produtos dessa natureza.
VIVEIRO
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Semeadura em placas
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Hortaliça
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Transplante
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Previsão de colheita
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Observações
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19/04/13
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Cenoura e salsa
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27/05/13
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27/08/13
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05/07/13
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salsa
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Semeadura em casca de ovos
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CANTEIROS
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Plantio
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Tipo
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Previsão de colheita
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Folhas ou tubérculos
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Observações
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15/05/13
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Mudas do viveiro escolar
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15/07/13
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Alface crespa
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Colheita feita em
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15/05/13
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Mudas do viveiro externo
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15/09/13
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Repolho
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15/005/13
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Mudas do viveiro externo
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15/08/13
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Beterraba
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Colheita feita em
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Ms Leila Castellan Pelizer
Uberlândia,29/05/13
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APRENDER FAZENDO
ATIVIDADE ESPECIAL NA HORTA
Ms Leila Castellan Pelizer
Hoje foi um dia especial
para os alunos do 2º ano, aprendizes da professora Neves. A atividade tem como objetivo mostrar o
desenvolvimento dos vegetais a partir da semente.
Nesse momento, preparamos cascas de ovos que nos serviram como
sementeiras. Após sua desinfecção e adequação das mesmas para a semeadura, os alunos
colocaram destas uma quantidade de areia e terra preparada para o
desenvolvimento das sementes. Posteriormente, foram colocadas as sementes, cobriram-se
as mesmas e molharam.
Durante o período de recesso ficarão observando o
desenvolvimento das plantinhas e cuidando das mesmas. Também farão o relato dos
problemas apresentados e dos aspectos positivos da atividade.
Durante o estudo, foram fornecidas explicações, tiraram-se todas
as dúvidas dos alunos para que esses possam obter o melhor desse trabalho e que
posteriormente possam inferir em sua vida diária.
Com tudo pronto e as cascas no suporte, é só colocá-lo ao sol, cuidar e esperar o resultado no início do semestre.
Após desinfeção e perfuração da casca do ovo e do suporte (caixa)...
inicia-se o processo para o plantio...
coloca-se substrato...
mais um pouquinhoooooooooo....
adiciona-se mais um pouco da terra adubada.
Inserindo as sementes de salsa na sementeira natural (casca de ovo)
Cobrindo as sementes de forma leve.
Regar para permitir a absorção dos nutrientes
e promover o crescimento das sementes.
Com tudo pronto e as cascas no suporte, é só colocá-lo ao sol, cuidar e esperar o resultado no início do semestre.
Uma vista geral de nossa horta no final do semestre. Esperamos continuar nosso trabalho com a dedicação de todos para que obtenhamos os excelentes resultados e a participação efetiva dos alunos.
ATÉ O PRÓXIMO SEMESTRE!!!!!!
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