PROJETO MEIO AMBIENTE
Água, Molécula da Vida
A água é um bem natural em risco de tornar-se escasso que necessita
de cuidados e adequação em sua utilização. A princípio acreditava-se que era um
recurso infinito e renovável, uma vez que existe na natureza em abundância.
Atualmente com a má utilização e a crescente procura deste recurso,
tornou-se uma preocupação geral pela menor disponibilidade em seu modo potável
em nosso planeta. Nesse século vivemos uma “crise de água” segundo o relatório
elaborado por 23 agências das Nações Unidas, que tende a agravar-se caso não
sejam tomadas medidas rápidas em relação à gestão, poluição e alterações
climáticas.
Sendo a água de grande valor econômico, ambiental, social e fundamental
a manutenção dos ecossistemas e da vida, vimos por bem desenvolver esse projeto
que tem como fundamento a Água, molécula da vida.
Os objetivos
desse é o de promover o conhecimento a respeito da água, evidenciar a
importância desta para a vida e sua manutenção adequada na promoção da saúde, desenvolver
posturas adequadas para sua utilização no dia a dia.
Esse projeto teve seu início efetivo no mês de maio do ano
corrente, sendo desenvolvido de forma interdisciplinar. A este foram agregados
o Laboratório de Ciências que vincula-se também aos projetos BR 050, Horta Escolar, Ciência Viva e SNCT 2013, adicionados às áreas de Geografia, Português,
Ciências e informática.
Durante a apresentação dos conteúdos nas áreas citadas, o meio
ambiente e a água, estão inseridos como programáticos. Assim, ampliou-se o
mesmo de forma que obtivéssemos momentos específicos para sensibilização e
desenvolvimento de diversas atividades relacionadas a esses temas, que são de
grande importância para a valorização da Natureza e da Vida.
Inicialmente aplicou-se um questionário aos alunos e funcionários
como forma de sensibilização. Posteriormente foram tabulados os dados e a partir
desses, elaborados gráficos de resultados.
Os alunos elaboraram também uma cartilha que será distribuída e
apresentada no final do semestre.
Alunos, funcionários e professores foram os participantes diretos
na aplicação de todas as atividades como elaboração de jogos e questionário. Adriana
Alecrim, Leila C. Pelizer, Saulo Gomes Filho. em Ciências e labor. de Ciências, processamento
de papéis reciclados e materiais a partir desses (Iêda V. Boaventura – Português
e literatura), confecção de brinquedos e outros materiais a partir de diversos
descartáveis (Mariana Paschoaline - Geografia), elaboração da cartilha e
gráficos (Geila Ap. Freitas e Gerson Cuença – Geografia e lab. De Informática).
O projeto teve sua culminância com apresentação e exposição dos materiais preparados
pelos alunos e respectivos professores , incluindo-se a cartilha com quadros desenhados
a partir da sensibilização anterior com os mesmos. Essa será postada no blog da
escola.
Ms Leila C. Pelizer
TESTE DE CIDADANIA
Prof. Ms
Leila C. Pelizer
Laborat. De
Ciências
Esse teste, foi elaborado por professores do primeiro
e segundo graus na Universidade federal de Uberlândia, com o objetivo de
sensibilizar e avaliar os cidadãos em relação ao meio ambiente. Nesse ano, o
tema principal para a Ciência Viva, pesquisas sugeridas pelo MEC aos pesquisadores,
refere-se à água. Para a participação na Ciência Viva, os temas abordados em
nossa escola serão sobre a Eutrofização da água e Coleta e utilização da água
da chuva.
Com esse enfoque, a questão da cidadania é cada vez
mais um espaço crucial na luta política e ideológica, sendo imprescindível para
a consolidação de uma efetiva transformação democrática (DALPIN: XIV =- AMPED).
A escola deve
preocupar-se em desenvolver nos estudantes e na comunidade que está a
ela relacionada, a capacidade de resolver problemas e tomar decisões relativas
às situações sociais e pessoais do dia a dia.
Para isso, é preciso que todos os envolvidos estejam
bem informados e conscientes de seus direitos e deveres. Assim, elaboramos esse
teste para que você, seus familiares e todos da comunidade escolar, possam
refletir sobre sua postura diária frente aos problemas relativos à utilização
de água e dos recursos naturais.
Responda sim ou não para cada questão, conte os pontos
e avalie se é um cidadão consciente ou se há necessidade de reavaliar melhor
sua postura.
QUESTÕES
|
SIM
|
NÃO
|
01 -Você costuma dar descargas prolongadas?
|
||
02 -Verifica se há vazamentos ocultos em sua residência?
|
||
03 - Você deixa torneiras pingando?
|
||
04 - Toma banhos demorados sem se preocupar com o gasto de energia
elétrica e água?
|
||
05 - Lava seu carro em casa
deixando o bico da mangueira aberto enquanto ensaboa o veículo?
|
||
06 - Enquanto lava a louça deixa a torneira aberta?
|
||
07 - Costuma lavar calçadas e rua mais de uma vez por semana?
|
||
08 - Tira a terra e a sujeira em geral
existente no quintal, calçada e garagem com água?
|
||
09 - Toma água sem filtrar ou ferver achando que está totalmente
purificada?
|
||
10 - Escova os dentes com a torneira da pia aberta sem se preocupar
com o volume de água gasto?
|
||
11 - Toma cuidado para não consumir água excessivamente?
|
||
12 - Reutiliza águas servidas?
|
||
13 - Utiliza o volume de água adequado à quantidade de roupa a ser
lavada no tanque ou na máquina de lavar?
|
||
14 - No verão, brinca com esguicho para se refrescar?
|
||
15 - Utiliza água da chuva para realizar tarefas domésticas?
|
||
16- Utiliza aspersor para regar o gramado ou deixa-o ligado além do
necessário?
|
||
17 - Deixa a caixa de água aberta?
|
||
18 - Elimina focos de dengue em sua residência ou em locais próximos
a ela?
|
||
19 - Brinca ou deixa crianças pequenas brincando próximo a esgotos ou
em riachos poluídos?
|
||
20 - Comunica aos órgãos competentes vazamentos de água observados
distantes de sua residência?
|
||
21 - Permite visitas de funcionários da saúde pública para
verificação de focos de dengue e outros problemas em sua casa?
|
||
22 - Costuma jogar lixos próximo a nascentes de água e em seu esgoto?
|
||
23 - Utiliza produtos de limpeza que não são biodegradáveis?
|
||
24 - Acredita que possa fazer alguma coisa para melhorar a situação
do país?
|
||
25 - Poderia citar uma atitude sua que tenha contribuído para a
proteção do meio ambiente?
|
PARA SEU CONHECIMENTO
MAS O QUE É CIDADANIA????
CIDADANIA è qualidade ou estado de
cidadão: indivíduo que goza dos direitos
civis e políticos de um estado no desempenho de seus deveres para com este.
...É a capacidade de agir na
tentativa de melhorar a qualidade de vida, envolvendo aspectos individuais,
comunitários e mundiais.
“...É um estado de espírito e uma
postura permanente que levam as pessoas a agirem individualmente e em grupo,
com o objetivo de defender seus direitos e cumprimento de seus deveres civis, sociais e
profissionais.
Cidadania é para ser praticada
todos os dias, em todos os lugares e em diferentes situações com diversas
finalidades. “Não se pode confundir cidadania com atos eventuais e isolados de
protestos e reivindicações, muitas vezes justas, mas efêmeras.”
É PAPEL DA ESCOLA:
Formar cidadãos:
ü Conscientes
de seus direitos e deveres;
ü Capazes
de opinar a respeito do destino da sociedade e das situações sociais e pessoais
do dia a dia;
ü Prepará-los
para que sejam participativos cientificamente e politicamente.
Bibliografia: Rezende, E. Cidadania, o remédio para as doenças
culturais brasileiras. Revista Nova
escola N.64. Março 93 – Ed. Abril.
RESPOSTAS:
ü
Se você acertou 100% das questões (todas) è você é um verdadeiro
cidadão. Consciente de seus direitos e deveres, que auxilia a humanidade, que
cuida da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, sem contar que cuida bem de sua saúde, um bem
inestimável.
ü
Se você acertou 80% das questões (20 a22) è tem consciência de
suas atitudes, mas em alguns momentos comete deslizes. Cuidado para não
tornar-se um ser alienado em relação aos problemas que pode afetar a humanidade
futuramente. Lembre-se: estes poderão afetar a você e à sua saúde.
ü
EPA!!! Você acertou 60 a 70% (15 a 17) das
questões. Ah! Você não está observando as regras de cidadania ou não as
conhece. Leia mais, estude e ouça
comentários a respeito da necessidade de se preservar os recursos naturais como
exemplo, a água, o solo e outros bens naturais.
ü HUM!!!!!
Você acertou apenas 10 a 50% (2 a 12) das questões??? CUIDADO! Você só tem
pensado em você ou nunca ouviu falar nada a respeito de proteção ambiental.
Você tem utilizado os recursos naturais
indevidamente esquecendo-se que você mesmo e tosos os seres vivos dependem
deles. Está sendo perigoso para o meio ambiente. Conscientize-se, ainda há
tempo. Ajude a preservar sua própria vida e a das gerações futuras.
OBS: Esse questionário para ser utilizado deve constar o nome dos autores e suas autorizações
Nenhum comentário:
Postar um comentário